Gremplexa divulga seus eventos que ocorrerão de junho a dezembro de 2020
PROJETOS DO GREMPLEXA EM 2020
(UFAM / FLET / GREMPLEXA)
Objetivando propiciar atividades virtuais que envolvam professores e alunos, além das comunidades interna e externa à UFAM, no período de isolamento social, o Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (GREMPLEXA) está organizando e se propõe realizar os seguintes projetos em 2020:
1. EFEMÉRIDES AMAZÔNICAS DE LETRAS – 2020
As Efemérides Amazônicas de Letras são um evento anual da Flet/Ufam, organizado e realizado pelo Gremplexa, com a participação de alunos, professores e público externo à universidade. Em 2020, o eixo temático do evento conta com os seguintes tópicos: 90 anos de A Selva, de Ferreira de Castro; 60 anos de Histórias de submundo, de Arthur Engrácio; 40 anos de Mad Maria, de Márcio Souza; 30 anos de O empate contra Chico Mendes, de Márcio Souza; 20 anos de Dois irmãos, de Milton Hatoum. Tendo em vista a necessidade de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado no formato de círculo de palestras virtual, no período de 15 a 19/06/2020, das 15h às 16h30, em alguma plataforma digital.
Link de Inscrição: https://www.sympla.com.br/efemerides-amazonicas-de-letras-2020__868905
✓ DIA 15/06/2020 (SEGUNDA-FEIRA)
Palestra “90 anos do romance A Selva, de Ferreira de Castro”
Ministrante: Me. Zemaria Pinto (AAL)
Mediadora: Ma. Rosália Marques dos Santos
Horário: das 15h às 16h30
✓ DIA 16/06/2020 (TERÇA-FEIRA)
Palestra “60 anos do livro Histórias de submundo, de Arthur Engrácio”
Ministrante: Doutoranda Thays Freitas de Almeida Pena (UFF)
Mediador: Mestrando Márcio Camillo da Silva
Horário: das 15h às 16h30
✓ DIA 17/06/2020 (QUARTA-FEIRA)
Palestra “40 anos do romance Mad Maria, de Márcio Souza”
Ministrante: Ma. Valderiza de Almeida Alves (UFAM)
Mediadora: Déborah Bacellar
Horário: das 15h às 16h30
✓ DIA 18/06/2020 (QUINTA-FEIRA)
Palestra “30 anos de O empate contra Chico Mendes, de Márcio Souza”
Ministrante: Ma. Aila Rodrigues Pantoja (UFAM)
Mediador: Jamescley Almeida
Horário: das 15h às 16h30
✓ DIA 19/06/2020 (SEXTA-FEIRA)
Palestra “20 anos do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum”
Ministrante: Dra. Iná Isabel de Almeida Rafael (UFAM)
Mediadora: Norma Sandra Melo
Horário: das 15h às 16h30
2. LETRAS EM FOCO
Projeto elaborado com o intuito de propiciar um espaço para que pesquisadores da área de Letras (docentes e discentes de graduação e pós-graduação) apresentem palestras e comunicações de pesquisa sobre temas de sua predileção. Realizado no formato virtual, o projeto ocorrerá nos meses de junho a dezembro, às quartas-feiras, das 15h às 16h30 em uma plataforma digital ainda a ser definida. Todos os pesquisadores (docentes e discentes) das universidades são convidados a apresentar suas pesquisas, enviando sua solicitação para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. durante o mês de junho, informando: a) o nome completo e a formação; b) o título do trabalho a ser apresentado; c) o resumo; d) a modalidade (discentes de graduação: comunicação; discente de pós-graduação e docentes: palestra ou comunicação).
3. BATE-PAPO COM O ESCRITOR
O projeto consiste na realização de entrevistas com escritores que tenham alguma ligação com as temáticas amazônicas, gravadas para posterior apresentação em plataformas digitais e redes sociais. O objetivo é divulgar para o público a literatura de expressão amazônica, os escritores amazônidas e os temas que dizem respeito à região. As gravações das entrevistas ocorrerão com o apoio do Portal Manaós.
Redes Sociais